sexta-feira, 22 de maio de 2015

Dica da semana: Glúten é vilão?????


            O que seria esse inimigo mortal de todos? O glúten é uma proteína de origem vegetal encontrada no trigo, centeio, cevada, malte e aveia, com função de dar maciez aos alimentos.  
            Será que é o glúten que emagrece ou seriam os produtos que excluímos em função de sua restrição?  Gostaria que pensassem muito sobre esse questionamento. Se analisarmos, quando excluímos o glúten, restringimos alimentos extremamente calóricos como bolos, pães, produtos de padaria, massas e biscoitos, mas por outro lado, deixamos de consumir alimentos de alto valor nutricional, como aveia, cevada e farelo de trigo. Será que estamos certos em excluir alimentos fontes de fibras, vitaminas e minerais com comprovados benefícios para a saúde sem saber cientificamente se realmente é preciso, apenas em função de mais uma dieta da moda? Para adotarmos essa conduta de exclusão temos que saber se há essa necessidade, ou seja, se temos intolerância ou mesmo sensibilidade a essa proteína. Para isso, precisamos realizar exames específicos solicitados pelo médico.
            Entendam que os verdadeiros vilões são os alimentos industrializados, associados a propagandas enganosas, apenas visando lucro, sem realmente estarem preocupados com o bem estar da população. Temos que ter equilíbrio alimentar e optarmos por alimentos in natura. Talvez esse caminho seja o mais difícil, mas com certeza é o definitivo para garantirmos uma vida saudável. Cuidado, moda sempre passa, mas a mudança efetiva de hábitos alimentares não passa, sendo o que temos de mais seguro para garantirmos uma boa qualidade de vida. 

            

Nenhum comentário:

Postar um comentário