sexta-feira, 29 de abril de 2016


DICA: Dia Mundial de Prevenção e combate a  Hipertensão Arterial



Dia 26 de abril comemorou-se o dia Mundial de Prevenção e Combate a Hipertensão Arterial. Cerca de 300 mil pessoas morrem no Brasil de doenças cardiovasculares, mais da metade decorre da pressão alta.

A pressão alta atinge 35% da população adulta brasileira, chegando ao redor  de 50% na terceira idade estando presente em 5% das crianças e adolescentes no Brasil. A pressão alta é responsável por 60% dos infartos, 80% de casos de acidente vascular cerebral (AVC) e 25% dos casos de insuficiência renal terminal. 
   
 Dentre os fatores de risco que levam ao quadro de hipertensão, apenas 3 podem ser classificado como não modificável (hereditariedade, raça e idade), os outros por nossa sorte, são considerados modificáveis (estresse, obesidade, excesso de sal , má alimentação e falta de exercícios).

Consumimos sódio (sal) 3 a 4 vezes mais que o recomendado de pela Organização Mundial da Saúde (2 gramas ao dia) e somos considerados um dos povos mais sedentários do mundo. Esses fatores agravantes se associam à epidemia de obesidade, sendo que em 2006, 43% dos brasileiros estavam com excesso de peso, hoje temos 52,5 da população brasileira com excesso de peso. 

Precisamos nos conscientizar que a mudança desse quadro é de nossa inteira responsabilidade.  Vamos nos unir ao combate do inimigo, garantindo para nós e familiares alimentação equilibrada, evitando ao máximo alimentos industrializados, embutidos, processados, além de diminuir o consumo de gordura ruim, álcool , açúcar e sal de adição. 

Dicas de como evitar a hipertensão arterial: Atividade física, Controle de Peso, Redução de sal, Alimentação equilibrada e procurar controlar o estresse.

Ótimo final de semana. Abraços fraternos (Fonte: metrojournal, 26 de abril de 2016)




Nenhum comentário:

Postar um comentário