segunda-feira, 31 de março de 2014

Dica da semana: Uso excessivo de refrigerante e o aumento do risco cardiovascular

 Procuro orientar e conscientizar meus pacientes dos danos à saúde que os refrigerantes e sucos artificiais podem nos causar. Por esse motivo gostaria que lessem com muita atenção as conclusões sobre o consumo de refrigerantes obtidos através desse relevante estudo. 
Clique na foto para vê-la maior
  Estudo: Metanálise muito criteriosa, que inclui 88 estudos e um estudo transversal de 6.039 participantes do Framingham Heart Study, foram feitos para avaliar o consumo de refrigerantes e o resultado na saúde. 

Encontrou-se uma associação clara entre a ingestão destas bebidas e aumento da ingestão calórica; aumento do peso corporal; obesidade; aumento da resistência à insulina; aumento da incidência de diabete melito; aumento do consumo de gorduras saturadas e trans (ruins para a saúde); diminuição do colesterol HDL (bom para a saúde); aumento dos triglicerídeos; diminuição do consumo de fibras; diminuição do consumo de leite; diminuição do consumo de cálcio; diminuição do consumo de outros nutrientes; aumento da pressão  arterial e de cáries dentárias.

Isso preocupa muito e se traduz num sério problema de saúde pública, sobretudo no Brasil onde o consumo de refrigerante está aumentando. Outros importantes estudos nos mostram que mesmo o consumo de refrigerantes diet e light também aumentam os riscos citados acima. Além disso, estas bebidas costumam conter um teor mais elevado de sódio (sal).
O conhecimento atual apoia fortemente a recomendação que se adote medidas de saúde pública e individual visando desestimular o consumo de refrigerantes. Como alternativas mais saudáveis à estas bebidas, temos os chás e sucos natural de frutas. E dentre estes o que tem mais evidências de proteção cardiovascular e metabólica é o suco de uva.



Nenhum comentário:

Postar um comentário