sexta-feira, 10 de julho de 2015

Dica da semana: Vamos consumir batata-doce?



Batata Doce é um carboidrato complexo de baixo índice glicêmico, fonte de fibras, ferro, potássio, vitaminas E, A e C. Podemos constatar que a mesma possui alto valor nutricional, sendo fonte de nutrientes com comprovados benefícios para a saúde. Por ser de baixo índice glicêmico, não é alimento proibido para diabéticos e para pessoas com sobrepeso.  Devido a sua composição nutricional, apresenta propriedades antioxidantes, sendo que alguns estudos mostram sua atividade anti-inflamatória. Logo podemos aproveitar sua época de safra e utilizarmos em nosso dia, claro, sempre com moderação. Em anexo enviaremos receitas com esse poderoso tubérculo!!!

Aproveitem e ótimo final de semana, para alguns, prolongado. Abraços fraternos  


Nhoque de Batata doce

Ingredientes :
2 batatas doces médias
1 xícara de chá de farelo de aveia
 1/2 xícara de chá de farinha sem glúten (ou fécula de batata)
 1/4 de xícara de azeite de oliva
 sal a gosto
 pimenta branca a gosto
Modo de preparo:
Cozinhe as batatas sem casca por 25 minutos. Quando estiver cozida, retire a água e amasse-as bem enquanto ainda estiverem quentes e reserve. Em uma superfície limpa e lisa coloque o purê e acrescente os outros ingredientes com cuidado. Amasse até obter uma massa homogênea e elástica. Divida em porções e role cada uma até obter um cordão na espessura desejada. Corte-os em pedaços de mais ou menos 2 cm. Em uma panela coloque a água para ferver, após fervida vá adicionando os nhoques aos poucos. Quando subirem a superfície significa que estão cozidos. Retire com uma escumadeira, deixe escorrer toda a água e deixe-os em uma travessa grande para não grudarem. Sirva com o molho que desejar.

Macarrão de batata - doce

Ingredientes
200 g de macarrão de batata-doce
1 cebola media picada
sal
2 cenouras medias cortadas em palitos
250 g de abobrinha cortada em palitos
1 pimentão vermelho médio cortado em palitos
250 g de cogumelos à sua escolha picados
100 ml de azeite de oliva
sal e pimenta do reino
50 ml de óleo de gergelim

Preparo
Numa panela com bastante água fervente adicione o macarrão de batata-doce e cozinhe por 5 minutos. Retire o macarrão da água quente e coloque numa tigela com água e bastante gelo para resfriar e parar o cozimento. Reserve. Aqueça uma frigideira em fogo alto com um fio de azeite, coloque as cebolas e refogue até dourar, Tempere com sal. Retire da frigideira e reserve. Repita o mesmo processo com as cenouras, as abobrinhas, o pimentão e os cogumelos. Escorra o macarrão, coloque num refratário, adicione os legumes (feitos acima), tempere com o óleo de gergelim e misture bem. Sirva em seguida.

Salada de macarrão com batata doce
Ingredientes:
2 batatas doces grandes descascadas em cubinhos
2 colheres (sopa) de azeite, mais um pouco pra regar
250g de macarrão risoni
200g de ervilhas fresca
100g de queijo branco
um punhado de hortelã picada
sal e pimenta
Modo de preparo:
Coloque as batatas doces em uma assadeira grande e cubra-as com o azeite, o sal e a pimenta. Asse em um forno preaquecido a 190°C por 20-25 minutos, até ficarem bem cozidas. Cozinhe o macarrão em uma panela grande com água fervente, por 10 minutos ou segundo as instruções da embalagem. Junte as ervilhas, cozinhe por mais 2 minutos e escorra. Retire as batatas doces do forno e misture com o macarrão e as ervilhas. Espalhe o queijo por cima, reservando um pouco para guarnecer. Acrescente 2 colheres (sopa) de azeite e hortelã picada e misture bem. Guarneça com o queijo reservado e sirva.

Batata Doce rústica assada
 Ingredientes
Batata Doce (usei 2 médias)
1 Colher (chá) de Sal
1 Colher (sopa) Azeite
3 Dentes de alho sem casca
 Alecrim a gosto
Modo de preparo:
Descasque as batatas e corte em pedaços grandes. Leve para cozinhar em água com 1 colher (chá) de sal e após ferver conte 5 minutos e desligue. (fogo alto) Seque bem as batatas com papel toalha e acomode em uma forma antiaderente. Regue as batatas com 1 colher (sopa) de azeite, tempere com pimenta do reino, alecrim e junte 3 dentes de alho sem casca. Leve para assar em forno preaquecido a 250ºC por

Peixe branco assado na frigideira com batata doce
 Ingredientes:
2 unidades médias 400g de batata doce com casca em rodelas finas
1 colher café de sal
1 colher sopa de mel
1 colher sopa de azeite de oliva mais um pouco para untar
6 filés 400g de peixe branco
Suco de 2 limões
Pimenta-do-reino preta moída a gosto
1 maço de agrião
Modo de preparo:
 Tempere a batata com o sal, o mel e o azeite. Tempere os filés o com o limão e a pimenta. Esquente uma frigideira grande no fogão e desligue o fogo utilize uma frigideira que possa ir ao forno – sem cabo de plástico. Pré aqueça o forno a 180º C. Cubra o fundo da frigideira com as batatas.  Sobre as batatas, acrescente uma camada de agrião e por cima os filés de peixe. Cubra a frigideira com papel alumínio e leve ao forno por 40 minutos ou até os filés dourarem. Como que para desenformar um bolo, vire o conteúdo da frigideira em um prato grande.  Sirva em seguida.

Escondidinho de batata doce e proteína de soja
 Ingredientes:
500g de proteína texturizada de soja granulada PTS
Suco de 1 limão
1 colher sopa de azeite de oliva
1 cebola picada em cubos
½ maço de cebolinha picada
Noz moscada ralada a gosto
1 colher chá de cominho em pó
2 colheres chá de sal
3 batatas doces 500g cozidas
2 xícaras chá – 480 mL de caldo de legumes caseiro
2 tomates cortados em cubos
1 xícara chá de espinafre
1 colher sopa de nozes picados
1 colher sopa salsinha picada
Modo de preparo:
Proteína de soja
 Deixe a proteína de soja texturizada de molho em água morna com suco de limão por 20 minutos – seguir a indicação da embalagem. Escorra e retire o máximo de água possível da PST. Aqueça o azeite e refogue a cebola e a cebolinha. Acrescente a PTS e, em seguida, a noz moscada, o cominho e metade do sal. Aguarde dourar e reserve.
Purê de batata doce
 Amasse a batata com um espremedor de batatas. Em um processador, junte a batata, o restante do sal e o caldo. Mexa até ferver Reserve.
Montagem
Em uma assadeira ou refratário forre com os tomates e então coloque a proteína de soja. Cubra com o espinafre e, por cima, o purê de batatas. Salpique as nozes e a salsinha. Leve ao forno médio por 30 minutos. Sirva em seguida.

Baked sweet potato com recheio de feijões
 Ingredientes:
2 batatas doces grandes
Papel manteiga
Sal a gosto
1 colher (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de requeijão light
½ xícara (chá) de feijão azuki cozido
½ xícara (chá) de ervilha fresca
1 colher (sopa) de mostarda
2 colheres (sopa) de cebolinha picada
Pimenta-do-reino preta moída a gosto
Modo de preparo
Coloque as batatas para cozinhar em água fervente, até que fiquem macias (para testar, enfie um garfo, o garfo deve entrar com facilidade na batata). Corte as batatas ao meio, retire parte da polpa, deixando um buraco para colocar o recheio depois coloque as batatas em uma assadeira, com a polpa voltada para cima, tempere-as com sal e regue-as com o azeite cubra com papel manteiga e leve ao forno médio por 15-20 minutos. Em um recipiente, misture o requeijão, o feijão azuki, as ervilhas, a mostarda e a cebolinha tempere com sal e pimenta. Recheie as batatas com a mistura de feijões e leve ao forno novamente, desta vez sem papel manteiga, por 10 minutos. Sirva.

Aperitivo junino (batata doce e pinhão assados)
 Ingredientes:
2 batatas doces descascadas e cortadas em rodelas
1 xícara (chá) de pinhão cozido em panela de pressão (levemente cozido, não muito mole)
1 colher (chá) rasa de sal
1 colher (sopa) de azeite de oliva
2 colheres (sopa) de cebolinha picada
Modo de preparo
Espalhe a batata doce em uma assadeira, regada com metade do sal e do azeite. Coloque em forno médio por 40 minutos. Acrescente o pinhão e restante de sal e azeite na assadeira. Asse em fogo médio por mais 15 minutos. Salpique a cebolinha por cima. Sirva com palitos como aperitivo.

Purê de batata doce com pera
 Ingredientes:
250g batata doce sem casca e picada
1/2 cebola picada
1 colher (sobremesa) de óleo vegetal
1 pêra sem casca e picada em cubos
1/2 copo (100ml) de leite semidesnatado
Sal e pimenta branca moída na hora a gosto
Noz moscada a gosto
Modo de preparo:
Cozinhe a batata até ela ficar bem macia, escorra e passe por uma peneira e reserve. Em uma panela, refogue a cebola no óleo, junte a pera em cubos e deixe refogando por três minutos. Acrescente a batata doce e o leite aos poucos. Tempere com sal, pimenta e noz moscada ralada na hora. Sirva.

Batata doce aromatizada
 Ingredientes
1 batata doce grande
2 colheres (sopa) de hortelã picada
1 colher (chá) de pimenta biquinho
Sal a gosto
1 colher (sopa) azeite
Modo de preparo
Corte a batata de comprido em formato meia lua. Em um pote de microondas, coloque a batata e água até cobrir metade dela, tampe com filme plástico e faça alguns furos com a ponta da faca. Ligue o microondas por 5 minutos e, ao final, verifique se a batata cozinhou, se não acrescente mais 1 ou 2 minutos. Pré aqueça o forno a 200ºC. Coloque a batata em uma assadeira e salpique com a hortelã e a pimenta. Tempere com sal e ao final regue com azeite. Leve ao forno ate que fiquem douradas. Sirva imediatamente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário