quarta-feira, 30 de abril de 2014

Dica: Cuide bem do seu coração


 (Fonte: Diário de São Paulo, 26 de abril de 2014)

Dia 26 de abril comemorou-se o dia Mundial de Prevenção e Combate a Hipertensão. Infelizmente não temos muito a comemorar se levarmos em conta que 24,3% da população brasileira têm hipertensão arterial, com maior prevalência nas mulheres 26,9%), que nos homens (21,3%). Esses dados além de alarmantes são preocupantes, pois a hipertensão é responsável por 31% das mortes causadas por derrame e infarto, além de levar ao quadro de insuficiência renal e impotência sexual. Pesquisas mostram que quem é hipertenso e não faz adequado controle, pode ter redução de 16 anos e 6 meses na expectativa de vida.    
Dentre os fatores de risco que levam ao quadro de hipertensão, apenas 1 pode ser classificado como não modificável (hereditariedade), os outros por nossa sorte e boa vontade, são considerados modificáveis (estresse, obesidade, excesso de sal e má alimentação).
Mas o que realmente preocupa é realidade brasileira, onde a população consome de 3 a 4 vezes a mais o recomendado de sódio pela Organização Mundial da Saúde (2 gramas ao dia); associado à epidemia de obesidade, principalmente a infantil, onde se observou um crescimento de 150% de jovens com excesso de peso no Brasil.    
Precisamos nos conscientizar que a mudança desse trágico quadro é de nossa inteira responsabilidade.  Vamos nos unir ao combate do inimigo, garantindo para nós e familiares uma alimentação equilibrada, evitando ao máximo industrializados, gordura, açúcar e sal em excesso. 
Dicas de como evitar a hipertensão arterial: Atividade física, Controle de Peso, Redução de sal e Alimentação equilibrada.

Ótimo feriado e final de semana. Bjs e até a próxima semana com orientações valiosas.  


Espaguete Integral ao Escabeche à moda grega - Receita elaborada pelo Chef de cozinha: Pedro Augusto Roque.
 

Molho
1 berinjela

4 tomates (cubos)
1 cebola (fatias finas)
5 dentes de alho (laminados)
1 pimentão vermelho
Orégano, Salsinha,Tomilho à gosto.

Despejar o molho sobre a massa pronta de espaguete integral, e ralar noz-moscada.
Agradecemos muito a colaboração do Chef de cozinha, Pedro Augusto Roque.

Torta Integral de liquidificador

Ingredientes

Massa:
¾ xícara (chá) de leite desnatado
1/3 xícara (chá) de óleo vegetal (mais um pouco para untar)
2 ovos pequenos ou 1 ovo grande
½ colher (sopa) de fermento em pó
½ xícara (chá) de farinha de trigo
½ xícara (chá) de farinha de trigo integral

Recheio:

1 alho poro (só a parte branca)
1 erva doce 
1 salsão
200g queijo tipo cotagge
1 colher (chá) rasa de sal

Modo de preparo

Massa: No liquidificador, coloque todos os ingredientes da massa, com exceção da farinha e bata. Em uma tigela, acrescente a farinha aos poucos, mexendo, até homogeneizar.
Recheio: Corte as verduras em rodelas e misture com o queijo, salgue ao fim da mistura.
Montagem: Unte uma assadeira retangular com o óleo e polvilhe com farinha. Coloque metade da massa na assadeira untada. Em seguida, distribua o recheio e cubra com o restante da massa. Asse em forno médio até dourar (45 min). Sirva já fatiada.
Site: RG Nutri na Cozinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário