quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

De Olho no Pão Integral

Nem sempre o que aparece no nome do produto pode ser levado ao pé da letra. Aprenda a ler as embalagens e reconhecer os alimentos que realmente cumprem o prometido.

Na hora da escolha
Veja o que é importante avaliar quando o assunto são os integrais.
1. Por que integral é melhor? Apesar do nome bonito, a farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico não é a melhor opção para a nossa saúde. O abuso deste alimento é relacionado ao surgimento de doenças como obesidade, disfunções cardíacas e diabetes. “A farinha integral é mais nutritiva, mais saudável e sacia melhor a fome, fazendo com que você coma menos. Quanto menos farinha refinada e mais farinha integral melhor”, explica a nutricionista Andrea Hirga.
2. Cheque a embalagem
Para escolher o melhor pão para sua saúde, fique atento também à tabela de informação nutricional presente na embalagem. “Os melhores pães têm menos gorduras, açucares e mais fibras. Compare sempre as marcas”, ensina Andrea, que ressalta: “Pães com grãos, sementes e castanhas oleaginosas também são uma boa pedida, mas preste atenção à quantidade de farinha integral”.
3. Não se prenda às calorias
“Muitas vezes  o pão integral é mais calórico que o pão de forma branco tradicional. Apesar de ser importante prestar atenção na quantidade de calorias, este caso é uma exceção”, avisa André Veinert. Ele conta que os nutrientes são o mais importante aqui. “O pão não precisa ser 100% integral. Se tiver mais farinha integral que branca já é suficiente para ser mais nutritivo e saudável”.

4. Atenção às quantidades
Mesmo sendo integral, não quer dizer que você pode abusar do pão. “Os carboidratos são importantes na dieta, mas precisam ser consumidos com cuidado. Não é porque é integral que você pode comer demais sem consequências. Se passar do limite, a pessoa vai engordar”, avisa Andrea. Tente não passar de duas fatias diárias e prefira queijos magros para acompanhar.
5. Fuja dos aditivos
Substancias como conservantes, emulsificantes, acidulantes, edulcorantes e melhoradores de farinha, fazem com que o pão dure mais tempo e tenha uma aparência mais “bonita”, mas acabam fazendo mal à saúde. As gorduras saturadas também devem ser evitadas, pois podem aumentar a gordura no sangue e são um fator de risco para o colesterol.

6. A melhor opção
Pães integrais caseiros são mais pesados e menos macios que os industrializados. Eles também duram menos, ressecando em apenas um ou dois dias, enquanto os que vêm embalados no supermercado podem durar uma semana. Porém, os caseiros são as opções mais saudáveis, já que levam menos conservantes e mais farinha integral na massa. Procure em padarias especializadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário